fotos

twt

terça-feira, 28 de julho de 2009

TUTORIAL ABLETON LIVE EM PORTUGUES




BREVE INTRODUÇÃO

Salve Salve todos. Estou aqui para dividir com vocês toda minha experiencia com o programa chamado Ableton Live.

Esse programa foi criado para todos que curtem musica eletrônica e querer fazer a suas próprias. Mas ele hoje pode ser utilizado também para fazer rap, vinhetas, trilhas de filmes e etc.

E o mais legal que o Live é uma interface que não se limita dentro dela, ele tem uma programação que aceita outros programas que funcionam dentro dele perfeitamente, programas que na verdade se chamam PLUGINS.

Esses plugin´s trazem milhares de sons, que contem deis de sons eletrônicos ate do mais puro som de um violino ou qualquer outro que existe em uma orquestra. Sendo assim você tem uma variedade incrível para produzir seus próprios sons. Mas já digo aqui, quem tem preguiça já desencane, porque para aprender a mexer é fácil, mas tem que ter muita dedicação pois achar plguin´s com o crack para o programar é uma coisa que você vai ter que dedicar um tempo, porque realmente não é fácil. Mas vamos lá

Quero aqui falar que esse tutorial é totalmente dedicado para iniciantes, principalmente para as pessoas que nunca tiveram contato nenhum com programa de audio. Mas com o tempo vou fazendo também tutorial das coisas mais especificas que eu conheço. Quem já souber mexer no programa e tem dicas pfv entra em contato, seria positivo para todos.

Espero realmente que vocês aproveitem bem, porque esse programa é o usado pelos melhores grupos eletrônicos criarem suas musicas e tocarem ao vivo (prodigy , Justicy entre muitos outros). E não existe tutorial em português ate onde eu sei, então aproveitem.

Primeiramente você tem que baixar o ablaton Live 7. (tem que ser do 7 pra cima). Baixou? A legal ! Então agora instale no seu computador. Que já vamos começar a falar sobre ele, mas primeiro eu vou ter que ensinar a vocês uma coisa importante, que é como instalar um Plugin.


INSTALANDO UM PLUGIN


Primeiramente você tem que pesquisar o plugin que você quer, existe uma variedade deles, mas eles tem que ser VST, se não for VST não vai funcionar no live (você vai entender mais pra frente). Mas procure um que te agrade, algum que simule um piano, ou um violino, existe milhares, procure pesquise que você vai amar quando começar a dominar. Mas eu deixo minha dica aqui para vocês, baixem um chamado KONTAKT e outro chamado MASSIVE. O Kontakt tem muitas bibliotecas de som de instrumentos de uma orquestra e variados, o massive já é mais eletrônico, ele tem uma interface fácil de aprender, sem contar que na minha opinião é o melhor VST de criar sons que existe. Bom mas vamos ao que interessa.

Eu como exemplo de instalação peguei um programa que chama L3 da fabricante WAVES, esse programa não é de criar som e sim de masterização. Provavelmente todos os programas VST tem esse mesmo tipo de instalação (claro que em janelas diferentes).

Bom então agora abra o arquivo de instalação do programa que você baixou e clique para instalalo. Sempre vai abrir uma janela de instalação do programa

Clica em “I Agree” e sigamos em frente. Logo quase todos vai aparecer essa próxima janela com essas opções:

Deixe sempre a opção VST selecionada , isso que criara o arquivo para funcionar dentro do programa Ableton LIVE (vocês vai entender mais para frente). O botão “browse..” é onde o programa sera instalado, você escolhe onde melhor deseja e clica em next. Agora vai aparecer uma janela de grande importância, que é essa:

Essa janela vai pedir para você destinar onde ela vai colocar o arquivo VST (.dll) no seu computador, aqui você vai ter que criar uma pasta para jogar ele e todos os VST de todos os plugins que você instalar, pois quando você começar a mexer no live, você vai ter que destinar uma pasta única onde ele lera todos os VST que estão nessa pasta, então instale isso sempre em 1 pasta única todos os VST . Como exemplo eu crio uma pasta chamada “eletrônicos”, la que eu mando jogar o arquivo VST (.dll) de todos os programa que instalo para o LIVE. (clique no Browse...)

Feito isso, clique next e já era ! Simples né. Bom agora podemos passar a parte um pouco mais pesada, a de como mexer dentro do LIVE


APRENDA A MEXER NO ABLETON LIVE


Eu coloquei em ordem que achei menos confusa para quem esta mexendo pela primeira vez no programa, então tem alguns assuntos que eu falo e volto a falar durante esse tutorial para facilitar na memoria e também pela pratica de estar acompanhando e mexendo no live ao mesmo tempo que lê esse tutorial. Então para quem já conhece talvez pareça meio confuso.

Bom antes do mais nada, pela logica, você vai ter que baixar e instalar o live. Ou compre o original que vale muito a pena para quem quer trabalhar com musica ou trilha original. Mas se você não tiver dinheiro claro, baixe o pirata. Depois de instalado Primeiramente você abre ele, tem essa cara o arquivo:

Loco né! , clica nele , nesse arquivo e vai abrir a janela do programa , que é essa :

Essa é a janela do live, parece complicado mas não é , eu vou ensinar o básico. Bom primeiramente uma rápida apresentação pela interface do programa (interface é o que você ta vendo na foto, e tipo a cara, o estilo do programa)


Agora você olhando na foto abaixo vera que eu circulei e ampliei uma uma parte da interface do programa, essa parte que ta ampliada são as linhas de áudio. Que em inglês leva o nome de TRACK.

Uma tem o nome AUDIO em cima , e a outra o nome MIDI . A linha AUDIO é para colocar sons já prontos, a linha MIDI é onde você joga usa para fazer um som (claro que você vai precisar de outro programa para fazer som na linha MIDI). È simples a diferença entre as duas linhas, você com o tempo vai conseguindo se entender e digerir melhor essas diferenças. Bom mas vamos para foto:

OBS: dentro do live existe ferramentas midi, explicarei melhor depois sobre

Sacou ? Se a resposta for não fica tranqüilo, como disse e repito você vai entender com o tempo.

Bom para você começar a produzir um som primeiramente você vai ter que deitar essas linhas, e para você fazer isso vá no canto superior direito da tela. Aqui:

Se você reparar tem 2 botoes, um com linhas deitadas e outro com linhas em pé, esses botoes que vão mudar a interface das tracks (linhas de áudio). Clique nas linhas deitadas, o programa vai ficar com essa interface agora:

Viu que as Tracks (linhas) deitaram ??? Se você não viu então pare tudo e procure um oculista, eu pago se for o caso!

Acredito que você vai ter que selecionar esses dois botoes para sua interface ficar parecida com a que esta nas fotos!

aqui os botoes :

Se você não achou isso fica em baixo da barra de descer e subir das Traks (linhas) no canto inferior direito.

Se você chegou ate aqui parabéns!! Podemos continuar?

Bom agora vamos para o próximo passo. Para você começar a construir suas musicas você primeiro tem que saber usar esse espaço que esta na foto em baixo :

Esse espaço do programa é importante que é daí que você vai pegar os sons e os programas de fazer som (midi) que queira. Você percebeu que mais no canto dessa janela que recortei e aumentei tem 7 botoes redondos, cada uma tem uma figura dentro, vou te explicar um por um, é simples . Relaxe !!

Vamos lá : (em ordem de cima para baixo)

Bom esse primeiro botão serve para você esconder essa “caixa” que mostrei na foto ou deixar aparecendo, clica nela para você entender, é mais fácil!

Esse segundo botão é onde fica os efeitos de áudio que vem junto com o próprio programa (live)

Clica nele que você vai ver mudar as coisas que tem dentro da caixa

Esse Botão é onde fica os programas que funcionam dentro do Live , Esse são os programas que você vai usar na Track (linha) MIDI. Mas para frente você vai entender

obs: ele só ta amarelo porque ele que ta selecionado.

Esses botoes funcionam dentro do HD do seu computador, ele da acesso direto as pastas e arquivos que seu computador tem. Você usara bastante eles para pegar sons prontos (batidas, efeitos, kiks e etc)

esse botão ele é um browser onde você acha a fonte (pasta, localização) dos sumple (som pronto) que você está usando. (clicando com botão direito em cima do sumple procure “show in browser”, clicando nisso o live abre direto nesse botão em cima com a localização exata do local onde esta o sampler)

Bom apresentado os botoes agora falta pouco para você soltar seu primeiro som, mas calma , tamos chegando la.

Antes de mais nada, vou voltar a falar sobre os programas que funcionam dentro do LIVE , eles são programas de fazer sons tanto eletrônicos, como bateria de verdade, guitarra, piano, violino e um monte de sons que você possa imaginar, basta procurar os programas. Esses programas são chamados de VST. Então os programas que funcionam dentro do live são os VST´s.

Como instala los esta no capitulo anterior.

Mas só para deixar você informado, todos os programas VST que você instala no seu computador eles perguntam onde você quer jogar o arquivo VST. Voce sempre tem que jogar na mesma pasta todos os VST

Os programas podem ser em lugares diferenciados, mas os arquivos VST deles não (.dll)

Agora então você tem que pedir para o LIVE “ler” os programas VST que você instalou. Vai na barra de ferramentas do programa, se você não sabe que é isso aqui a foto : (no canto esquerdo superior da interface)

Agora você clica no Options e depois em Preferences...

Vai aparecer essa janela

No canto esquerdo dessa janela você seleciona onde esta selecionado na foto “ FILE FOLDER”

Dentro mais em baixo tem uma linha escrito “USE VST PLUG-IN CUSTOM FOLDER”, clica em “ON” e depois em baixo tem “VST PLUG-IN CUSTOM FOLDER” e um botão do lado escrito “BROWSE”, clica nesse botão vai aparecer essa janela :

Aqui você coloca na pasta onde esta os arquivos VST (dll) e aperta “ok”

Pronto, agora você clica no botão de ferramentas dos programas VST

Depois você clica no programa VST que você vai usar e arrasta ele até a Track (linha) MIDI, se você levar ate Track Áudio você vai perceber que aparece um sinal impossibilitando essa ação (sinal de proibido). A menos que não seja um VST de efeito (compressão, delay, reverb e etc) ele não vai abrir na linha Áudio

Bom o programa VST que usarei de exemplo é o massive. Clica nele e segure e arrasta ate a linha MIDI, e solte o dedo. Quase sempre o Live abre a interface do VST logo que você faz isso, daí você vai ate onde tem o botão para fechar a interface do VST e fecha ele (não vamos mexer nele agora)

Pronto! Agora não sei se você percebeu, mas em baixo ai no programa apareceu uma nova janelinha . Para entender melhor observe a ampliação na próxima foto:

Isso ai e como se fosse um atalho para você poder modificar o som do VST, salvar o som que você crio do VST , abrir suas propriedades, desliga lo e etc. Vou explicar Botão por Botão.

Da direita pra esquerda, o botão que esta em amarelo você liga e desliga o VST. O botão com a seta, pra baixo tem a mesma função com o primeiro botão la da caixa das listas dos VST que falei la em cima, ele esconde as propriedades dentro do VST, se você clicar vai aparecer todos os botoes em forma de linhas do programa VST , assim :

Legal né ?!! Mas volte como tava antes, você não vai mexer nisso agora. E a ultimo botão que é a chave de fenda, quando você clica aparece a interface do VST que tem na quarta figura acima.

Esses ai da esquerda para direita, um é para você dar LOAD (carregar) em algum arquivo de som do VST , e o outro do lado é para salvar o som do VST

Bom se você reparar tem mais coisa, mas o básico é isso, depois mexa você sozinho que é mais desafiador. Agora esqueça essa janelinha dos VST por enquanto

Voltando a Track MIDI clica nesse botão da imagem abaixo:

Ele quando fica em vermelho, ta liberando o teclado(do seu PC) para quando você clicar sair som do programa VST (como se fosse um teclado de musica normal)

Você vai saber se deu certo clicando em qualquer desses botoes do teclado :

A,S,D,F,G,H,J,K,L,W,E,R,T,Y,U,O

Vai aparecer do lado na barra de som a saída do áudio:

As teclas Z e X aumenta e diminui a escala da musica, você vai saber que escala ta sempre que apertar um desses botoes, pois em baixo no programa aparece escrito :

Sempre deixa nessa escala para ouvir o som (C2 to D3 ou C1 to D2) , porque tem escalas que são muito graves ou agudas que alguns presets de som do VST não saem som.

Legal, a esse ponto deve estar saindo algum som ai, mas provavelmente surgi-o um problema, você clica e o som ta saindo bem depois que você apertou o botão. Bom se tiver acontecendo isso mesmo você resolve o problema la na caixa la do exemplo de cima que você pedio para o Live ler a lista do seus VST´s.

Options e depois em Preferences...

vai aparecer a mesma caixa la de cima, mas você agora no canto esquerdo dessa caixa clica em AUDIO , assim o :

Agora para você resolver o atraso do som você vai ter que mexer no “INPUT BUFFER SIZE” e no “OUTPUT BUFFER SIZE”. Não tem um numero ideal, você vai ter que mexer ate achar a configuração ideal.

Feito isso meus parabéns, feche essa janela e você já pode tocar seus sons.

Como você é iniciante aproveite os presets de som que vem junto com seu VST, no caso do massive para você mudar você vai ter que entrar nele

Clique na chave de fenda la novamente para aparecer a interface do VST , aparecendo procure onde ta as propriedades do som, no caso do Massive fica em cima , aqui :

Onde eu circulei as cetas é onde você troca o preset do som, clique la e vá tocando e achando o som que te agrade mais. O nome do preset aparece do lado, ai ta como “yaek”

Todos os VST que criam sons vem com presets, é impossível eu falar de todos e ensinar a você mexer em todos. A logica ta dada, tem uns que você tem que procurar os presets dentro do programa VST. Alguns são fáceis de mexer, outros nem tanto, mas tai um desafio, como disse, se tiver preguiça desista que isso não serve para você.

Pronto! Gostou?! A que bom … mas o que ? Você quer gravar esse som ? A simples

Antes de tudo você tem que aprender o significado de LOOP e de SUMPLER.

Eu já citei a cima as vezes a palavra “sampler”, eu não acho outro significado mais simples do que “sons prontos”. Ou seja, sampler são sons prontos, sons de um arranjo de guitarra, violino, ou de uma bateria pronta, ou só o bumbo (kicks), caixa (snares) e etc.

Existe vários sites onde você baixa milhões de sampler. É só procurar o que te agrada mais e baixar.

O significado de loop é você repetir o som novamente do começo ao fim

O motivo de eu estar falando sobre esses dois assuntos juntos é porque quando você usa um sampler provavelmente você também que usar o Loop

A seguir vou mostrar um exemplo que você vai entender melhor na pratica o significado de Loop

Clique no botão que funciona dentro do seu HD no live novamente

Agora pegue qualquer sampler que você tiver e arrasta ate a TRACK Audio (o sampler vai tar na pasta que você salvou ele dentro do seu PC). Feito isso você vai ver na interface algo assim:

1 – o botão de funcionamento dentro de seu HD.

2 – o sampler que você deseja utilizar – você pode também ouvir o sampler antes de colocar no programa apenas clicando em cima dele, mas o fone de ouvido que se encontra em cima dessa janela tem que estar selecionado (azul)

3 – o sampler fica com o “desenho” das ondas na Track Audio – você pode aumentar a visualização desse “desenho” do sampler usando a lupa do live que aparece quando você passa o mouse por essa aria

(infelizmente eu não consigo capturar o desenho da lupa que aparece quando você coloca o mouse em cima dessa aria, mas coloque que você vai ver o desenho da lupa aparecer, clique e segure movendo o mouse para cima (menor) ou para baixo (maior) ).

4 – em baixo aparece o sampler com mais detale e opções para você mexer nele.

Eu agora não vou ensinar todas as opções e alternativas que existe dentro dessa “caixa”, mas não posso deixar passar umas coisas importantes.

A – sempre que você joga um sampler dentro do live clique em Warp, assim ele vai respeitar e ajeitar automaticamente o tempo do sampler (pesquisar sobre “tempo musical”, eu ainda farei um tutorial explicando)

B – essa botão de correr que chama Transpose serve para você aumentar ou diminuir o tom do sampler, ou seja, deixar ele mais grave e mais agudo. O interessante e que mesmo fazendo isso o live não perde o tempo real do som. (existe ferramentas do live que é muito bom para você manipular esses sons prontos, mas não falarei agora nesse tutorial)

C – o DB é a altura do som, nos sotwares (programas) de áudio sempre o controlador de volume vai estar para você em DB, uma dica que dou é não deixa o som passar de 0.00 DB, vai te facilitar quando você começar aprender a mixar (futuramente farei um tutorial explicando sobre altura e volume dentro do live, mas como você esta engatinhando, ainda não é necessário)

Pronto , agora aperte o Play no Live

você via ouvir o som do sampler que você escolheu mas encontrara um problema, porque na verdade você que que esse som se repita (exemplo uma batida de bateria).

Para você entender melhor que estou falando, clique com o botão direito em cima do sampler na Track de áudio na barra colorida que tem em cima do desenho da onda, e clique em “LOOP SELECTION”.

Não sei se você percebeu, mas aconteceu 2 coisas diferentes automaticamente, que são essas:

Em logo acima ao “desenho” do sampler aparecera essa barra cinza “abraçando” a posição exata onde ta o sampler. E em cima vai parecer aquele sinal que tem em todo mp3 ou som que você coloca para repetir uma musica. Pronto aperte Play no live agora, você vai ver que o som fica repetindo, isso é o Loop, nada mais é que repetir o som que você escolheu. Quando você não quiser mais isso é só clicar no desenho de repetir que cabei de citar.

Mas como você esta produzindo você quer aumentar seu tempo de duração só que na Track de áudio mesmo. Existe dois modos de fazer isso, o primeiro é só clicar com o botão direito do mouse em cima da barra verde que tem em cima do desenho da onda do sampler novamente, e la clicar em “DUPLICATE” (control + D) ate o tempo que você achar necessário que dure essa batida.

O segundo modo é um pouco mais chato, vá ate a janela em baixo novamente, la tem um botão escrito LOOP, clique nele. Depois vá com o mouse no final da barrinha verde em cima do sampler ate aparecer um desenho mais ou menos assim “]”, clique e segure e arraste para frente

Bem loco fala ae! Tem algumas coisas que seria legal você aprender primeiro, como o “tempo musical”, ou também sobre os “Tons”, as “escalas”, mas muita coisa sabemos pelo instinto, e como eu não quero deixar tão carregado esse tutorial, então to passando (como já disse) o básico para você começar a mexer no programa. Pronto, acredito eu que posso passar para o próxima etapa agora.

Existe 2 formas que eu conheço de gravar o som dentro do LIVE, uma é assim:

1 - primeiro você deixa o botão ligado da saída do som para o teclado (botão que esta em vermelho)

2 - depois em cima você seleciona o botão de gravação, que esta circulado na ampliação, e clica no botão do Play que esta em amarela na mesma caixa

3 - essa é a linha onde o som MIDI esta sendo produzido e gravado

Fácil né ?!!

Obs: O processo de LOOP é o mesmo do modo mostrado anteriormente com o sumpler

Agora o segundo método e mais usado por mim para produção musica é mais braçal. E você vai ter que usar uma outra ferramenta que tem dentro do live e qualquer programa de fazer musica pelo computador que é o PIAN ROLL (acho que é assim que escreve). Bom primeiramente para você usar ele você tem que selecionar uma aria da Track midi, assim :

É só você clicar com o botão esquerdo do mouse, segurar e arrastar ate um certo ponto.

Agora você vai clicar dentro dessa seleção com o botão direito do mouse . Vai aparecer essa janela :

Clica agora no “INSERT MIDI CLIP”. Logo depois que você clicar, em baixo na janela onde fica o VST aparece o PIAN ROLL:

1- Bom primeiro você clica no Botão(1) que tem o fone de ouvido (para ficar azul), que ai quando você clicar com o mouse nas teclas que você esta vendo vai sair SOM, se você não clicar no botão do Fone não sai som

2- para você voltar para a janela do VST e só clicar ali onde esta circulado

3- aqui você controla a força da nota

Para você “pintar” dentro do pian roll você vai ter que clicar no lápis que tem em cima no programa.

1 – clica la no lápis para ficar amarelo

2- aqui você desce com mouse e clica dentro dos quadrados, você vai ver que onde você clica fica esses quadradinhos vermelhos (que são as notas e sua largura o tempo das notas)

3- é você vai perceber que onde você criou o “midi clip” vai ficando igual ao que você esta fazendo em baixo

Pronto. Agora é só você apertar “play” que vai ouvir que você esta fazendo

Para você mudar o tempo do pian roll é só você clicar e mudar o tamanho de corte das grades. Clica la com o botão direito dentro do PIAN Roll vai aparecer uma janela assim:

“FIXE GRID” tem vários números , de 8 bars ate 1/32 e OFF , eles vão mudar os tamanhos do espaço das grades em baixo, onde ta circulado em vermelho (2)

obs: Isso serve também para as grades dentro das Tracks

Também existe onde você aumentar ou diminuir o tempo da musica no geral dentro do live, fica no canto superior esquerdo do programa:

O live sempre abre com a essa velocidade (120,00) para você modificala e só clicar e segurar com o mouse e mover pra cima e para baixo.

Se você necessitar a criar mais uma Track (ou áudio ou midi) é fácil também, vá ate a barra de ferramentas la em cima e clique INSERT e depois tem as opções INSERT AUDIO TRACK e INSERT MIDI TRACK, assim:

SO conferir que você vai ver que criou mais uma track. Fácil né?!

Legal agora eu sei que muitos que se interessaram em fazer suas trilhar provavelmente já mexeram com algum programa de edição de vídeo, e devem estar querendo saber como faz a automação das Tracks (linhas)

Para quem não sabe automação e você fazer o Fade in – Fade out dos sons, não só isso como milhares de outras coisas (jogar o som para uma especifico lado das caixas de som (r-l), mexer em algum efeito que você possa estar utilizando e etc)

Bom isso é muito fácil, voltamos la nas tracks novamente. Vocês entender como elas funcionam direito. Eu vou pegar exemplo da Track de AUDIO, mas tem a mesma coisa que tem a track MIDI

1 – esse botão é para você ligar ou desligar a Track

obs: só que ele não desliga o vst que você tiver usando, então ele continua consumindo o processador do seu computador, se você não for mais usar aconselho a você desligar também o vst dessa linha.

2 – esse botão é de você deixar a track só ela tocando (saindo som nas caixas), você deixa ela em solo

obs: se você quiser deixar mais de uma linha em solo, é só segurar o CTRL do teclado e clicar no “S” das outras tracks.

3 – È o mesmo botão na track de áudio serve para você liberar o áudio para gravar voz por microfone

4 – esse botão se você clicar e segurar o botão do mouse descendo para baixo e para cima, ele muda o lado que joga o som nas caixas (l-r). O “C” significa que o som ta saindo no meio.

5 – esse botão é de volume da track, clicando e segurando com o mouse você consegue aumentar ou diminuir o volume da track. Ele é calculado em DB.

6 – esse botão “none” é que tem a função de fazer a automação na própria track. Olhe a próxima foto que você vai entender melhor seu funcionamento. Clicando em cima dele ele abra uma barra com as opções “none” e “mixer” (se você tiver usando algum programa MIDI vai aparecer o nome do programa também nessa barra)

Clica em “mixer”! Logo que você fazer isso vai perceber que em baixo na barra que estava tudo branco vai aparecer outra barra para você clicar e escolher entre outras opções. Isso em baixo da barra “none” que agora não é mais “none” e sim “mixer”.

Escolha também “track volume” como exemplo, repare que do lado na linha onde ta as ondas do arquivo de som apareceu um risco vermelho. É ai que você vai fazer sua automação usando o lápis ou sem ele apenas clicando 2 vezes em cima para criar um Ponto. Exemplo:

Com o lápis.

Sem o lápis.

Se você não quiser fazer a automação em cima da onda, ou quer deixar mais do que 1 automação em sua visualização é só clicar no sinal de “+”.

Assim a automação vai aparecer em baixo da track, podendo assim também, a colocar a visualização mais que 1 automação, como no exemplo a seguir:

Simples não?! E antes que eu me esqueça, se você quiser cortar as linhas de áudio é só apertar “Contro+E”

Bom agora provavelmente você chega para mim e diz: Po que bem loco em Sylvio, baguio é firmeza mesmo, mas ai, e o VIDEO mano? Ate agora você não falou nada!

È exatamente essa parte que vou falar agora! E provavelmente é uma das partes mais fáceis de todo esse processo. Primeiro você vai ter que ir na barra ali dos plugins no canto superior esquerdo e clicar nesse botão :

Lembra dele ? A .. que bom! Agora vai aparecer todas as patas que você tem no seu computador, vá ate a pasta que esta onde esta o vídeo (eu não sei todos os formatos que o live suporta, mas em .AVI e .MOV é certeza)

Clica no arquivo de vídeo e arrasta para a track de AUDIO, exemplo:

Bem loco fala aii … Simples e já esta rolando, se você precisar fechar a janela de vídeo e só fechar, depois clica com o botão direito do mouse em cima da linha na parte azul (colorida)dela e coloca “ SHOW VIDEO WINDOW”. Pronto!

A ultima coisa que vou falar nesse tutorial é sobre o processamento do seu PC, se seu computador não tiver uma configuração legal, é capaz que o som do programa fique com uns clique durante o “play”. Você verifica como ta o processamento no live no canto superior direito dele:

Provavelmente vai surgir uma pa de duvidas sobre o funcionamento do programa, deixe aqui nos “comentários” do blog o assunto que deseja saber.

O massive que instalei ai tem milhares de sons, alguns mais eletrônicos que outros, mas da para utilizar em rap, rock, musica eletronica, trilha de filme e etc. Mas os sons dele é voltado mais para o eletrônico

Abraço a todos, espero que vocês apreciem o tutorial, porque acho que não existe na internet em português sobre o Ableton Live.


Feito por SYLVIO SCARPELINE DE CASTRO

22 comentários:

  1. SIMPLESMENTE O MELHO TUTORIAL EM PORTUGUÊS QUE JÁ VI NA INTERNET SOBRE O ABLETON LIVE. PARABÉNS PELO TUTORIAL, ME AJUDOU MUITO, COMO SEMPRE VOCÊ SEMPRE SALVANDO A PÁTRIA. FORTE ABRAÇO DO SEU AMIGO.

    GERALDO RIBEIRO.

    VISITA AÍ MEU BLOG:

    WWW.DJGERALDORIBEIRO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Exelente tutorial.. parabens.. ajudou muito mesmo.. so gostaria d saber se esse plugin q vc usa tem pra MAC?? obrigado se der me manda um e-mail com a resposta.. se tiver algum link tb agradeco vinicius.upsound@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cara o melhor que eu ja vi...
    Deve ter dado um trabalhão em...
    Mas é isto ai cara,o mundo pressisa de mais gente como vç!!!
    Sou seu fan VALEU,ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. CARA TO COMEÇANDO A PRODUZIR AGORA AMO E-MUSIC (filipsyskt@hotmail.com)POR FAVOR GOSTARIA MUITO QUE VÇ ME DESSE UMAS DICAS E ME PASSASSE ALGUNS CONHECIMENTOS TO PRESSISANDO MUITO.
    VALEU UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  5. Eae blz, estou procurando um PLUGIN para começar, me passe um simples... VLW! >jonasgsps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Po valeu mesmo pelo tutorial.
    Eu Comprei um Korg NanoKontrol e isso me ajudou muito, valeu mesmo...espero que depois possa passar mas um pouco de seus conhecimentos para que possamos progredir mas...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Juliano bacana seu tutorial !
    será que da pra passa o crack do MASSIVE ?
    ja procurei muito mesmo e não achei -=/
    vlw abraço
    caioburgon@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. bhá!!! nem li o tutorial inda, mas só pelo tamanho da brincadeira ja dá pra ver que estamos falando de coisa fora de série...
    PARABÉNS...
    pra alguém bater esse tuto vai ter que comer muito feijão...

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela atitude de repassar a informaçao de uma maneira descontraida e verdadeira.
    Ficou sensacional, estah me ajudando bastante!
    muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabens pelo trampo!
    Ficou bem facil de entender...
    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. poxa tesão de tutorial mermão
    meadd no msn axweell@hotmail.com

    queria umas dicas !
    abraçooo

    vamos nessa

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Obrigado por esse tutorial! Ajudou muito a minha introdução ao programa...parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. Parabens amigo o melhor tuto que jah vih em pt sobre o programa, gostaria de saber se vc ensina como confirgurar um nanoPAD korg para usar junto com o programa, abç

    ResponderExcluir
  14. adoro música, eu gostaria de algumas dicas sua..pq quero entra nessa area música, produção mixagem e por ai vai.. me add no msn raphael201147@live.com

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amigos, estou com um pro e preciso de ajuda. Comprei o ABLETON SUITE 8, instalei e na hora de autoriza-lo no site, nao consigo, pois os navegadores não permitem, la no proprio site da ABLETON fala que pode ocorrer esse problema e recomenda autorizar off line, coisa que não gostaria de fazer. Teria como autorizar on line ? favor ajudar me ok?
    Agradeço e um abraço a tds, fiquem com DEUS.

    jnnr1234@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Value pelo tutorial Sylvio. Tem sido de
    ajuda para os novatos no Ableton (como eu). Parabéns por esse grande trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Olaaa...to adorando tbm as dicas, ate pq estou entrando agora no lance de produção musical. acho q a linguagem q esta usando esta otima. Porem, travei na parte em q preciso abrir o vst no ableton. Baixei o massive tbm, mas n consigo arrastar para a linha midi como vc explica. Pode me ajudar?

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  18. Oi Juliano,nem sei como agradecer mas estou a 3 dias procurando tutoriais básicos para o Ableton 8.2.6 versão Demo.O seu tutorial deve ter ajudado muita gente. Olha so, consertar o delay no som...foi muito massa! E o resto nem fale! Queremos mais! Coloca um vídeo no Youtube vai aumentar muito mais as visitas no seu blog.
    Obrigadão.

    ResponderExcluir
  19. Ola Juliano Zucare, seu tutorial me ajudou muito! Estou ansioso por ver outros tutoriais seus.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Valeu Cara.. peguei o programa para mexer, não conseguia fazer nada.. graças ao google encontrei seu blog e me ajudou muito! ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Juliano, comprei o Ableton 8, ou melhor, veio junto com o Fender Mustang II e instalei tudo como manda o manual, mas até agora não consegui fazer nada, não sai nenhum som. Nada acontece.
    Tenho um notebook da Dell Dual core e não sei se as configuraçoes de som dele estão certas, pois fiz de acordo com o manual e com vídeos, mas não obtenho nenhum som, pode me dar uma mão?
    Obrigado
    Marcos
    marcorrer@hotmail.com

    ResponderExcluir


LetsMix.com - Mixes by julianozucare

..

..