fotos

twt

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O FIM ESTÁ PROXIMO CDS






Sinto ser portador de más notícias ao DJs e pessoas amantes do CD, mas ele está com os dias contatos.

A limitação do CD nunca foi divulgada, mas agora ela é aparente diante da grande enxurrada de tecnologia que invade o mercado musical.

Está acontecendo quase a mesma coisa que aconteceu com a fita cassete na década de 90 e ela foi engolida pela evolução.

Ao contrário do que muitos pensavam, inclusive eu, o CD também está sendo engolido e a época das "vacas gordas", que muitas empresas passaram, agora começa a se tornar uma incógnita, e muitas correm atrás do que as concorrentes já fazem.

As maiores feiras de tecnologia em áudio que aconteceram até agora no mundo, como a NAMM 2010 e a Musikmesse 2010, foram quase totalmente focadas em dados, deixando de lado as mídias físicas.

Dezenas de controladoras oferecem recursos quase que ilimitados, inclusive manipulando áudio e vídeo no mesmo sistema, ao mesmo tempo, mas por valores cerca de 60% abaixo dos valores do conjunto de tocadores de CDs e mixer.

Todos pensavam (além das próprias fábricas) que o vinil acabaria. Mas a Serato, empresa bastante conhecida no meio, foi na contra-mão do mercado e lançou o sistema quase perfeito de manipulação de dados por vinil que revolucionou o áudio e mostrou um caminho de incríveis possibilidades para outras empresas.

O sistema de dados é infinitamente superior à mídia física, começando pelo fato de que uma controladora com placa de áudio possui uma qualidade de áudio em 24 bits, equivalente ao DVD, e um CD só chega a 16 bits.

Mas e o fato da gigante e queridinha dos brasileiros, Pioneer, ter lançado os CDJs 350, 900 e 2000, apostando no mercado de CDs e ignorando, em partes, as controladoras ?

Eu digo que a Pioneer está desesperada com o fato "dados", tirando de fabricação o CDJ 1000 para colocar aparelhos mais modernos, compactos e de melhores aparências visuais, que manipulam os dados em pen drives e se conectam com softwares controladores. Isso é um tiro no pé, já que os aparelhos são caríssimos e ainda não possuem placas de áudio integradas de 24 bits.

Outro lado negativo dos CDs são os valores cobrados, pois uma série de taxas é embutida, além de tributos e direitos, que os dados não possuem (ou não mostram), tornando tudo mais fácil e vantajoso para o consumidor.

Essa parte burocrática e financeira do CD está obrigando as gravadoras a reverem seus planos de ganhos e adotar medidas drásticas baixando muito os valores das mídias físicas. Mesmo assim, muitas estão quebrando e não vale mais a pena vender CDs, somente ter propriedade dos direitos autorais.

A Expo Music deste ano no Brasil deve ser também cerca de 50% voltada para dados, um número abaixo das outras feiras, devido ao nosso atraso em receber novidades, mas que reflete a evolução da música no Brasil.

A desvantagem do CD é imensa em todos os lados, mas os menos informados ainda gastam fortunas com aparelhos, que são mais aparência do que usuais. Em comparação, o valor de um só CDJ 400 corresponde ao de uma boa controladora com efeitos, já com mixer embutido e software.

Então se você ainda tem seus tocadores de CDs, fitas cassetes e coisas do gênero, trate de passá-los para outras pessoas, porque daqui a algum tempo você só poderá doá-los e ainda assim, procurando muito por instituições que queiram.

O sistema de dados está em todos os lugares. É uma realidade e as empresas que manipulam dados evoluíram cada vez mais e aos poucos serão mais competitivas, barateando custos e dando mais acessibilidade para todos.

Logo os CDs servirão como peso de papel e prendedor de porta, contrariando o que muitos pensavam.

fonte: Fabio Reder

Colunista da Guia da Semana...


Quem é o colunista: DJ há 18 anos, produtor musical há três anos, divulgador de musicas para rádios desde 1997.

O que faz: DJ, produtor de música eletrônica e empresário do ramo de Rádio.

Pecado gastronômico: Lasanha e Pavê de Sonho de Valsa.

Melhor lugar do Brasil: Meu estúdio de produção musical.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Musica eletrônica e diversos outros estilos que contenham letras bacanas e melodias.

Fale com ele: contato@djfabioreder.com
ou acesse o site do colunista!


LetsMix.com - Mixes by julianozucare

..

..